Chatbots: A Nova Solução Para Atendimento Virtual

Solução para atendimento virtual

 

Um excelente atendimento é o segredo do sucesso de muitas marcas. Atualmente os consumidores  estão mais exigentes, buscando respostas rápidas e certeiras. Por isso, as soluções de atendimento virtual têm ganhado cada vez mais espaço, nos mais diferenciados tipos de negócio. São canais de fácil acesso ao consumidor, permitindo que a comunicação seja feita de qualquer lugar do mundo, em qualquer horário e por qualquer dispositivo.

 

Mas para que o cliente tenha uma boa experiência de atendimento, é necessário implementar uma solução que permita uma interação fluida, ágil e simples. Por isso, é muito importante prestar atenção na hora da escolha de uma solução de atendimento virtual, assim você evita futuros contratempos.

 

Atendimento Virtual através de Chatbot


Atualmente a mais conhecida solução para atendimento virtual são os Chatbots. Por ser uma tecnologia com Inteligência Artificial, conseguem aprender com cada atendimento, garantindo clareza, objetividade e precisão em seu diálogo com o consumidor.  Além disso, o Chatbot pode ser integrado com ferramentas internas como, por exemplo, o CRM, e outras ferramentas de comunicação digital, facilitando o acesso à informação e a extração de relatórios.

 

Através desta tecnologia, o bot pode solucionar várias solicitações dos clientes e leads, sem a necessidade de uma interferência humana. Isso agiliza o processo de atendimento deixando o cliente satisfeito. Outro ponto é que, pela Inteligência Artificial que possuem, os Chatbots tem a habilidade construir um diálogo humanizado com os seus públicos.


Vantagens do Atendimento Virtual com Chatbot

 

  • Aprendizagem Constante: através da Inteligência Artificial, em cada atendimento executado, o bot aprende ainda mais sobre a interação com clientes. Seu repertório enriquece, amplifica o banco de dados e isso possibilita que haja um atendimento cada vez mais personalizado;
  • Atendimento rápido, em qualquer dia, de qualquer lugar: por serem robôs programados, o atendimento é feito de forma mais rápida e em maior escala. Com os Chatbots, seus clientes não precisam ficar esperando até o próximo dia útil para terem suas dúvidas sanadas. Mesmo que a conversa seja iniciada em um domingo às 23hs, o cliente será respondido na hora, através do canal e pelo dispositivo que escolheu contatar;
  • Diminuição das reclamações: as reclamações sobre a forma de atendimento, demora e falta de eficácia tendem a diminuir. Isso porque os Chatbots se “autoabastecem” de informações, de forma automática através da Inteligência Artificial. Isso torna o atendimento mais rápido e preciso, agilizando todo o processo;
  • Elevação no índice de satisfação: com a rapidez e eficiência no atendimento, maior número de dúvidas solucionadas e soluções oferecidas, a satisfação do cliente aumenta. A partir disso, a tendência de ele ser fidelizado e indicar sua empresa, é muito maior;
  • Maior custo-benefício para sua empresa: por possuir maior capacidade de absorção das demandas, sem a necessidade de contratar um número maior de funcionários, ou equipamentos técnicos, os Chatbots acabam promovendo uma grande economia;
  • Avaliação e otimização dos resultados: com a utilização dos bots, é possível medir e acompanhar o atendimentos, de uma maneira mais rigorosa, detalhada e específica. É possível observar os principais assuntos dialogados com o público, verificando o tempo de cada atendimento, como os problemas e/ou dúvidas foram resolvidos, e o grau de satisfação do consumidor. Essas informações são de extrema relevância para o aprimoramento dos produtos, serviços e atendimento da empresa.

 

Mais do que uma tendência, o atendimento virtual é uma realidade. A utilização de Chatbots nesse processo além de beneficiar a sua empresa, também qualifica o relacionamento com clientes e prospects.

Quer implementar essa tecnologia e não sabe por onde começar? Fale com os especialistas da TDS, temos certeza que juntos podemos transformar o atendimento virtual da sua empresa. =)