Chatbots: Evolução do Atendimento aos Clientes

Chatbots: inteligência artificial a serviço do seu negócio. 

O nome pode parecer auto-explicativo, mas na verdade são muito mais que robôs
conversando com pessoas, eles significam uma evolução no relacionamento entre marcas e
pessoas.

O que são Chatbots?

Os chatbots são robôs programados para interagir com as pessoas através de sites e
aplicativos de mensagens instantâneas, como: Facebook Messenger, Skype, e até mesmo
o Telegram. Alguns utilizam inteligência artificial, seguindo um roteiro previamente
determinado, vão aprendendo em cada conversa tornando a experiência de atendimento ao
cliente mais interativa e instantânea. 

Para quê servem?

A utilização de chatbots possui muitos benefícios para seu negócio, independentemente
do meio que sua empresa atue, além de reduzir custos também otimiza processos internos.
Algumas funcionalidades dos chatbots que podem ser úteis à sua estratégia empresarial
são:

  • Otimização do processo de atendimento ao cliente: iniciando o atendimento de forma
    instantânea, e resolvendo as dúvidas mais frequentes dos clientes, vinte e quatro horas por
    dia, sete dias na semana;
  • Aproximação e facilidade de contato com os clientes: sem a necessidade de utilizar
    um app específico para comunicação com o cliente, é possível conversar com ele
    diretamente das redes sociais, facilitando a aproximação de ambas as partes; e
  • Captação e relacionamento com leads: envolvendo o cliente durante a navegação no
    seu site, através do diálogo, apresentando produtos e serviços da sua empresa e coletando
    as informações do lead.

Como implementar?

É necessário que haja um planejamento prévio, estruturando processos da empresa,
definindo os objetivos para a utilização e criando roteiros para os chatbots. Em relação a
implementação da parte técnica é recomendado que você contrate profissionais
especializados neste tipo de serviço, garantindo maior eficácia e eficiência no
processo.

Agora que você conhece os grandes benefícios e facilidades da utilização de chatbots,
o que faltou para implementar em sua empresa? Converse com a gente, vamos juntos
desbravar o mundo da tecnologia!

Entre em contato conosco e saiba mais!