Chatbots para Empresas Prestadoras de Serviço: Porque Utilizar?

Quando se pensa em prestação de serviço, a variável humana sempre entra em questão. Quantas vezes somos mal atendidos, ou não temos nossas dúvidas sanadas? A utilização de chatbots, que são robôs com inteligência artificial, programados para interagir e aprender com as pessoas, permite uma padronização de atendimento, diminuindo as chances do cliente ser desapontado. Essa tecnologia pode ser utilizada em empresas prestadoras de serviço para potencializar o relacionamento com seus clientes.

 As empresas que buscam excelência no atendimento, estão recorrendo cada vez mais aos chatbots pois seus benefícios são inúmeros. Além de realizar de maneira fantástica o atendimento e suporte aos clientes, eles estão capacitados a esclarecer dúvidas e questionamentos de forma assertiva. Isso é possível pois tanto podem seguir um roteiro previamente estabelecido, quanto podem utilizar a inteligência artificial para aprender quais conteúdos mais interessam e até a maneira de conversar com aquela pessoa. 

 

Nós, da TDS, separamos algumas vantagens que a sua empresa pode ter ao utilizar chatbots:

  • Otimização do relacionamento com os clientes: é possível melhorar os processos de contato com os usuários nas redes sociais, aumentando a audiência.  Os robôs podem ser programados com várias opções de roteiros, oferecendo variadas soluções. Além disso, os robôs que utilizam a inteligência artificial, por aprender em cada atendimento, possuem a capacidade de identificar qual a melhor resposta para determinada dúvida, e melhor abordagem com cada pessoa. Dessa forma a chance do consumidor ser atendido de uma maneira mais próxima é maior.
  • Produtividade: por serem programas de computador automatizados, os Chatbots conseguem atender uma demanda muito maior de pessoas em um espaço de tempo menor. Seus clientes ficam felizes por terem suas dúvidas esclarecidas na hora pelo canal que escolheram, e você não tem um custo operacional absurdo. 
  • Infraestrutura: com a utilização dos chatbots, o investimento em infraestrutura tende a ser bem menor, pois eles são capazes de atender milhares de pessoas simultaneamente. 
  • Competitividade: se utilizar de maneira estratégica, chatbots podem contribuir muito para que sua empresa alcance maior competitividade. Aderir a essa tecnologia é uma maneira de se adaptar às mudanças do mercado, e do comportamento do consumidor. Oferecer um atendimento distinto ao seu público, além de solidificar o relacionamento com a marca, também a coloca em outro patamar. 

 

Veja abaixo algumas empresas que já utilizam chatbots:

  • Visa: lançou o chatbot do perfil VisaBr através do Facebook Messenger, onde responde perguntas, faz um detalhamento personalizado de benefícios, e oferece promoções. Segundo a Visa, o robô consegue responder até 90% das perguntas mais comuns sem precisar da intervenção de humanos;
  • Uber: também utiliza chatbots através do Facebook Messenger, onde é possível pedir uma corrida sem a necessidade de abrir o app. Todo o contato é feito através de chatbots;
  • American Express: foi a primeira instituição financeira a utilizar chatbots, através desse atendimento são verificadas transações realizadas no cartão de crédito e é ofertado conteúdo relacionado.

Faça como essas grandes empresas, crie sua estratégia para utilização de chatbots e conte com a TDS para lhe auxiliar na implementação!