Chatbots Para E-commerce

O E-commerce cresce expressivamente no Brasil ano após ano, tanto em número de lojas virtuais, quanto em faturamento. Além disso, é um mercado que evolui e se atualiza tecnologicamente o tempo todo. Por isso é importante que os responsáveis por lojas virtuais estejam sempre buscando conhecer as tendências e utilizar os recursos que podem facilitar o seu dia a dia.

Uma tecnologia que veio para ficar são Chatbots, que no E-commerce além de funcionar como atendentes virtuais, interagindo e auxiliando os clientes nas resoluções de dúvidas, também fazem parte de todo o funil de vendas! Muitos desses robôs, possuem Inteligência Artificial, que permite que aprendam com cada cliente, buscando cada vez mais a excelência em todos os processos que estão envolvidos. Quer saber como eles podem tornar a sua loja mais rentável e competitiva? A Equipe TDS te explica!

Atendimento via Chatbots:

Torne seu atendimento mais rápido e consistente com a utilização de Chatbots. Os bots com Inteligência Artificial podem ser aplicados em diferentes situações para potencializar o atendimento. Aprendem com cada cliente a melhor forma de se comunicar, e estabelecer um diálogo, e fazer sugestões, eles são rápidos e mantém o nível de atendimento sem oscilações. Seja para esclarecer dúvidas, agilizar as interações, orientar ou até mesmo ofertar produtos complementares, Chatbots são uma ótima opção.

Demonstração de produtos

Através de Chatbot o Lead pode informar o que gostaria de comprar, explicando as características do produto, e as suas preferências. Assim os robôs, através da Inteligência Artificial, consultam os dados com maior rapidez. Em poucos segundos encontram os produtos e serviços, com cores, estilos e preços, que melhor condizem com o que o Lead busca, potencializando a possibilidade de conversão.

Navegação mais rápida e agradável

Auxiliam na navegação do cliente pelo site, acompanhando suas ações e direcionado para páginas e produtos que estejam ligadas aos seus interesses. Isso é possível através das informações que o consumidor fornece ao bot. Além disso, podem enviar ofertas personalizadas, e medir o índice de satisfação do cliente em relação à loja. Tudo isso, melhora a experiência do consumidor em relação a usabilidade do site, que é o que mais importa.

Evitar abandono de carrinho

Um dos grandes desafios enfrentados pelas lojas virtuais são os abandonos de carrinho. Esse problema pode ser evitado com o uso de Chatbot. Isso porque através da forma de programação deste robô é possível acompanhar toda a jornada do cliente, auxiliando no processo de vendas, informando e intervindo quando necessário. Um cliente bem informado se sente mais seguro, entende que está sendo bem atendido, e fica satisfeito. Esses fatores são determinantes para que a compra seja concretizada.

Facilidade no processo de venda

Os bots além de contribuírem diretamente no processo de venda através do atendimento, auxílio na resolução de dúvidas e problemas, também facilitam a vida do consumidor. Um exemplo disso é, se o cliente quiser adicionar um produto no carrinho, pode fazer isso apenas pedindo ao Chatbot, sem precisar pesquisar o produto em todo o site. Também participam do processo de Up-sell e Cross-sell, pois dependendo do produto que cliente perguntar, ele pode sugerir a compra de um produto que melhor atenda as necessidades daquele consumidor. Isso favorece o aumento do volume de vendas e ticket médio das lojas.

Oportunidade de venda em outros canais

Ao utilizar uma estratégia com Chatbot, você pode abrir um leque de oportunidade de vendas. É possível atender o cliente em outros canais além da loja virtual, como as redes sociais e aplicativos de comunicação, por exemplo, e efetuar a compra sem precisar sair desses ambientes. O robô também disponibiliza várias opções de pagamento, por exemplo, cartões de crédito e débito, Paypal ou PagSeguro, e boleto bancário. Proporcionando mais comodidade e uma experiência de compra diferenciada para o seu consumidor.

Recomendação de produtos

No momento do Checkout por exemplo, o Chatbot pode oferecer outros produtos relacionados com as compras que o cliente fez, ou com seu histórico de navegação. Tudo isso através da utilização de algoritmos de Inteligência Artificial, que sabem exatamente o que o consumidor gostaria de ver através do estudo de seu perfil.

Logística e Alterações de Cadastros

Os Chatbots podem responder as dúvidas dos clientes sobre os prazos de envio, rastreamento do pedido, trocas e devoluções. Também é possível auxiliar nas trocas de senha e alterações cadastrais dos clientes.

Percebe como a utilização de Chatbot pode ser muito relevante para sua loja virtual? Além de todos os benefícios já citados, eles também possuem ótimo custo-benefício, se você levar em consideração a rapidez, eficiência e escala de atendimento, tudo isso sem a necessidade de mão de obra para operá-los.

Então, bora aderir essa tendência e deixar seu e-commerce mais competitivo? Pode contar com a Equipe da TDS para te ajudar 😉